Meu cruzeiro como celíaca

Meu cruzeiro como celíaca

Oioii, amigos! Hoje, vou contar como foi meu cruzeiro como celíaca.

Primeiro de tudo, feliz ano novo 😍. Que seja um ano incrível e cheio de amor para todos nós.

Para quem me acompanha no Instagram, deve ter visto que passei o Natal em alto mar com minha família. Fizemos o cruzeiro MSC Preziosa, saindo de Santos.

A post shared by Flavia Machioni (@lactosenao) on

Em 2012, fiz um cruzeiro com a Costa Cruzeiros, e fiz este post aqui já contando que era possível solicitar refeições especiais para a viagem. Na época estava indo viajar com o Costa Fascinosa para Argentina e Uruguai e conseguiram me atender muito bem com minha intolerância à lactose – eu ainda não sabia ser celíaca.

No restaurante principal o garçom marcava meu menu com “sim” ou “não” e assim eu escolhia entre as opções possíveis.

Desta vez viajando por outra empresa, a MSC, foi diferente.

Já no momento da reserva eu avisei nosso agente de viagens e ele me enviou um formulário que a própria MSC fornece para que eu preenchesse, assinasse e ele encaminhou a eles. Neste documento você informa quais suas necessidades especiais.

Quando embarquei, fui orientada a confirmar com o garçom da minha mesa sobre minhas restrições. Então, logo no primeiro jantar conversei com ele e dali em diante eu recebia menu especial sem glúten e tinha um garçom que era o único a me servir.

Refeições especiais

A MSC tem certificação internacional para atender celíacos, e fiquei bem segura com o atendimento. A comida é preparada em cozinha especial e, como disse, somente o meu garçom me servia.

Eu tinha pão especial todos os dias, opções boas no menu, inclusive com massas e empanados (quanto tempo não comia coisas a milanesa 😍) e de sobremesa sempre fruta, pois o único bolo que tinham disponível sem glúten tinha leite.

A orientação é que eu fizesse todas as minhas refeições no restaurante principal à la carte (tem buffet na piscina, mas eles não têm controle de contaminação). Mesmo assim, quando tomei café da manhã no buffet da piscina, solicitei um pão sem glúten e ele veio embalado – nem esquentaram, para não contaminar.

Ainda no navio eles tinham um bar todo gluten free, com lista de drinks e cerveja, além de snacks da Schar disponíveis para compra.

Achei uma boa opção para quem quer viajar, fiquei feliz e não passei fome. Vejam algumas fotinhos:

O cruzeiro em si.

Eu já havia viajado de navio algumas vezes, mas todas com a empresa Costa Cruzeiros. Esta foi a primeira vez que viajei com a MSC e não gostei!

O navio estava muito cheio, o serviço era mediano para ruim, a comida (de maneira geral) mediana para ruim. Durante o dia, na área da piscina, os animadores ficavam praticamente o tempo todo falando no microfone e isso achamos bem cansativo.

Achei super desrespeitoso e até deselegante que ficavam tentando vender coisas o tempo todo. Os garçons ficam andando pelo navio com ofertas de pacote de drinks e param você constantemente para tentar te convencer a comprar. Inclusive quando a gente fazia pedido de bebida em algum bar tinha garçom que ficava tentando vender pacote dizendo que não havíamos feito uma boa escolha em não comprar o que eles estavam oferecendo 🙄.

O cúmulo foi fazerem propaganda pelo alto falante dentro da cabine (quarto) para você sair e comprar. Achei horrível!

A comida, como disse, era mediana para ruim. O meu prato sempre vinha melhor servido, mas estávamos em 21 pessoas (família grande) e poucas vezes a comida veio gostosa mesmo para eles, o que é uma pena. Risoto, nem pensem em pedir. Parecia comida de hospital, todos com a mesma cara e sem sabor (não comi, mas foi opinião unânime do pessoal).

Não foi a melhor experiência e sinceramente eu não indico a MSC. Apesar deles atenderem muito bem celíacos não voltaria.

Vai viajar e tem restrições alimentares? Baixe meu e-book gratuito SOS viagem – o guia do intolerante viajante. Basta preencher o formulário abaixo:



E você, já fez algum cruzeiro? O que achou?

Divide aqui nos comentários 🙂

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas de formação. Faz 7 anos que venho mudando meu estilo de vida para ter mais saúde e bem estar e divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

2 comentários em “Meu cruzeiro como celíaca

  • 9 de março de 2018 at 17:18
    Vitaliny

    Estou mudando minha alimentação e me deparei com seu blog. Fiquei empolgada com a cozinha especial free glúten do MSC, mas a lotação e desorganização me assustou um pouco. Obrigada por compartilhar sua experiência!

    Reply
  • 21 de março de 2018 at 0:40
    Juliane Bayer

    SOU CELÍACA DESDE NOVEMBRO DE 2017.TAMBÉM TENHO INTOLERÂNCIA À LACTOSE.ADOREI SEU BLOG.BOM SABER QUE PODEMOS TER APOIO DE PROFISSIONAIS COMO VC.OBRIGADA!
    AH! UMA DICA: ABRIU UM RESTAURANTE SEM GLUTEN EM CURITIBA.AINDA NÃO EXPERIMENTEI.ELE SE CHAMA CAPIM SANTO.É PEQUENO E O ALMOÇO ESTÁ R$14.90 (BUFFET LIVRE) FICA NA RUA AUGUSTO STRESSER NÃO SEI A NUMERAÇAO,É PRÓX DÁ ALMIRANTE TAMANDARÉ. O RESTAURANTE PASTA GIALA TBÉM TEM OPÇÃO SEM GLÚTEN E EXISTEM 2 PIZZARIAS PARA CELÍACOS EM CURITIBA: BALOON ROUGE E RIGANI.NO MERCADO MUNICIPAL TAMBEM TEM CONGELADOS , PAES BOLACHAS MACARRAO MASSAS DE PIZZA BROTINHO SEM GLÚTEN NA ZERO CAL. BJS

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Empresa Lactose Nao - F.M.M. MEI (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l