Meu cruzeiro como celíaca

Meu cruzeiro como celíaca

Oioii, amigos! Hoje, vou contar como foi meu cruzeiro como celíaca.

Primeiro de tudo, feliz ano novo ?. Que seja um ano incrível e cheio de amor para todos nós.

Para quem me acompanha no Instagram, deve ter visto que passei o Natal em alto mar com minha família. Fizemos o cruzeiro MSC Preziosa, saindo de Santos.

A post shared by Flavia Machioni (@lactosenao) on

Em 2012, fiz um cruzeiro com a Costa Cruzeiros, e fiz este post aqui já contando que era possível solicitar refeições especiais para a viagem. Na época estava indo viajar com o Costa Fascinosa para Argentina e Uruguai e conseguiram me atender muito bem com minha intolerância à lactose – eu ainda não sabia ser celíaca.

No restaurante principal o garçom marcava meu menu com “sim” ou “não” e assim eu escolhia entre as opções possíveis.

Desta vez viajando por outra empresa, a MSC, foi diferente.

Já no momento da reserva eu avisei nosso agente de viagens e ele me enviou um formulário que a própria MSC fornece para que eu preenchesse, assinasse e ele encaminhou a eles. Neste documento você informa quais suas necessidades especiais.

Quando embarquei, fui orientada a confirmar com o garçom da minha mesa sobre minhas restrições. Então, logo no primeiro jantar conversei com ele e dali em diante eu recebia menu especial sem glúten e tinha um garçom que era o único a me servir.

Refeições especiais

A MSC tem certificação internacional para atender celíacos, e fiquei bem segura com o atendimento. A comida é preparada em cozinha especial e, como disse, somente o meu garçom me servia.

Eu tinha pão especial todos os dias, opções boas no menu, inclusive com massas e empanados (quanto tempo não comia coisas a milanesa ?) e de sobremesa sempre fruta, pois o único bolo que tinham disponível sem glúten tinha leite.

A orientação é que eu fizesse todas as minhas refeições no restaurante principal à la carte (tem buffet na piscina, mas eles não têm controle de contaminação). Mesmo assim, quando tomei café da manhã no buffet da piscina, solicitei um pão sem glúten e ele veio embalado – nem esquentaram, para não contaminar.

Ainda no navio eles tinham um bar todo gluten free, com lista de drinks e cerveja, além de snacks da Schar disponíveis para compra.

Achei uma boa opção para quem quer viajar, fiquei feliz e não passei fome. Vejam algumas fotinhos:

O cruzeiro em si.

Eu já havia viajado de navio algumas vezes, mas todas com a empresa Costa Cruzeiros. Esta foi a primeira vez que viajei com a MSC e não gostei!

O navio estava muito cheio, o serviço era mediano para ruim, a comida (de maneira geral) mediana para ruim. Durante o dia, na área da piscina, os animadores ficavam praticamente o tempo todo falando no microfone e isso achamos bem cansativo.

Achei super desrespeitoso e até deselegante que ficavam tentando vender coisas o tempo todo. Os garçons ficam andando pelo navio com ofertas de pacote de drinks e param você constantemente para tentar te convencer a comprar. Inclusive quando a gente fazia pedido de bebida em algum bar tinha garçom que ficava tentando vender pacote dizendo que não havíamos feito uma boa escolha em não comprar o que eles estavam oferecendo ?.

O cúmulo foi fazerem propaganda pelo alto falante dentro da cabine (quarto) para você sair e comprar. Achei horrível!

A comida, como disse, era mediana para ruim. O meu prato sempre vinha melhor servido, mas estávamos em 21 pessoas (família grande) e poucas vezes a comida veio gostosa mesmo para eles, o que é uma pena. Risoto, nem pensem em pedir. Parecia comida de hospital, todos com a mesma cara e sem sabor (não comi, mas foi opinião unânime do pessoal).

Não foi a melhor experiência e sinceramente eu não indico a MSC. Apesar deles atenderem muito bem celíacos não voltaria.

Vai viajar e tem restrições alimentares? Baixe meu e-book gratuito SOS viagem – o guia do intolerante viajante. Basta preencher o formulário abaixo:



E você, já fez algum cruzeiro? O que achou?

Divide aqui nos comentários 🙂

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

2 comentários em “Meu cruzeiro como celíaca

  • 21 de março de 2018 at 0:40
    Juliane Bayer

    SOU CELÍACA DESDE NOVEMBRO DE 2017.TAMBÉM TENHO INTOLERÂNCIA À LACTOSE.ADOREI SEU BLOG.BOM SABER QUE PODEMOS TER APOIO DE PROFISSIONAIS COMO VC.OBRIGADA!
    AH! UMA DICA: ABRIU UM RESTAURANTE SEM GLUTEN EM CURITIBA.AINDA NÃO EXPERIMENTEI.ELE SE CHAMA CAPIM SANTO.É PEQUENO E O ALMOÇO ESTÁ R$14.90 (BUFFET LIVRE) FICA NA RUA AUGUSTO STRESSER NÃO SEI A NUMERAÇAO,É PRÓX DÁ ALMIRANTE TAMANDARÉ. O RESTAURANTE PASTA GIALA TBÉM TEM OPÇÃO SEM GLÚTEN E EXISTEM 2 PIZZARIAS PARA CELÍACOS EM CURITIBA: BALOON ROUGE E RIGANI.NO MERCADO MUNICIPAL TAMBEM TEM CONGELADOS , PAES BOLACHAS MACARRAO MASSAS DE PIZZA BROTINHO SEM GLÚTEN NA ZERO CAL. BJS

    Reply
  • 9 de março de 2018 at 17:18
    Vitaliny

    Estou mudando minha alimentação e me deparei com seu blog. Fiquei empolgada com a cozinha especial free glúten do MSC, mas a lotação e desorganização me assustou um pouco. Obrigada por compartilhar sua experiência!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l