Churros sem glúten, leite, ovos e açúcar

Oiii gente!!!

Ai eu estou tão relapsa aqui com o blog né? Mas para me redimir olha o que trouxe: receita de churros sem glúten, leite, ovos e açúcar!!!

Pois é, sem nada disso mas DI-VI-NO! Duvida? Então bora pra cozinha fazer porque eu garanto que você vai amar.

Antes deixa eu avisar que agora Carnaval passou, o ano começou de verdade então Flavia vai postar mais e mais e mais aqui tá? Prometo! Mas como eu sempre digo, lá no Instagram e no Facebook tem novidade todo dia, então não deixe de me seguir por lá 🙂

Não é segredo pra ninguém que eu adoro comida com cara de gordinha né? Por isso eu precisava recriar uma receita de churros sem glúten e sem leite. Aí eu estou em uma fase de testar receitas adoçando só com as tâmaras e tentando tirar o ovo das receitas porque recebo muito email de mães com filhos alérgicos a ovo. O resultado foi esse aqui oh:

churros-sem-gluten-leite-ovo-acucar

Meus churros fininhos porque não tinha bico maior hihihh

 Eu nunca tinha feito churros na vida e preciso dizer que pela memória que tenho do sabor de um churros achei que ficou super parecido com o tradicional!!!

Eu assei, e tenho uma dica para você que vai assar também: espere ele esfriar bem, de preferência em uma daquelas gradinhas que deixa o ar passar sabe? Se não ele vai ficar úmido e amolecer. O legal dele é comer crocantezinho por fora e macio por dentro. Então tá avisado!!

Para quem tiver aquela linda da AirFryer (fica a dica se alguém quiser me dar uma de presente hihihi) ele vai ficar igualzinho!

Outra coisa, a massa não é excessivamente doce de propósito porque depois de pronto enrolamos eles em açúcar demerara e canela e depois ainda vem o recheio magnífico. Então antes de fazer suas adaptações pressupondo que não vai ficar doce o suficiente, faça como está aqui hein!

Chega de conversa, vamos anotar:

Churros sem glúten, leite, ovos e açúcar

churros-sem-gluten-leite-ovo-acucar-

Essa lindeza cremosa do ladinho é o doce de leite vegetal (fiz com leite de amêndoas, de castanha de caju e de coco)

Ingredientes:

150 ml de água

150 ml de leite de amêndoas ou outro leite vegetaltambém pode fazer com 300 ml de água

2 colheres de sopa de manteiga gheeou óleo de coco ou de girassol

1/2 xícara de farinha de arroz

1/4 xícara de farinha de grão de bico

1/4 xícara de farinha de linhaça

1/4 xícara de tâmaras processadas

1 pitada de sal

açúcar demerara batido no liqüidificador e canela para polvilhar – para quem não quiser açúcar use só a canela!

Modo de fazer:

Primeiro de tudo deixe as tâmaras de molho por umas 2-3 horas até elas ficarem bem macias, então processe elas com um pouquinho da água em que elas estavam de molho até formar um purê. Pode fazer uma quantidade boa, aí você deixa na geladeira em pote de vidro bem fechado e usa para adoçar o que quiser 🙂

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Leve ao fogo o leite vegetal, a água, manteiga ghee, o sal e as tâmaras e espere ferver. Enquanto isso misture as farinhas em um bowl e reserve.

Assim que ferver adicione as farinhas e mexa bem, com fouet ou colher de pau, até a massa começar a soltar da panela. Desligue.

Espere a massa esfriar um pouco.

Com saco de confeitar e o bico pitanga comece a dispor seus churros em uma assadeira coberta com silplat ou papel manteiga. Asse por uns 20 minutos.

Retire do forno e passe na mistura de açúcar e canela – para os diabéticos use só a canela.

Para rechear você pode usar doce de leite de amêndoas (o que eu uso na foto – muso!!), leite condensado de leite de coco ou a ganache de chocolate com biomassa de banana verde. Todos vão ficar incríveis!!!

Gostaram?? Quem fizer me conta?

Um beijo.

Clique e conheça meus e-books com receitas exclusivas! Opções a partir de R$19,90

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

13 comentários em “Churros sem glúten, leite, ovos e açúcar

  • 2 de outubro de 2016 at 20:59
    Isadora

    Olá,
    Grata pela receita. Só lembrando que ghee é uma manteiga clarificada feita a partir de muito, mas muito leite. Para se ter uma ideia para cada 1 kg de ghee é necessário 60 litros de leite integral, ou seja, é muito leite concentrado.

    Grata!!

    Reply
  • 13 de outubro de 2015 at 14:15
    Marcelle

    O que eu coloco para substituir as tâmaras?

    Reply
    • 13 de outubro de 2015 at 14:23

      Pode colocar 2 a 3 colheres de sopa de açúcar mascavo.

  • 17 de agosto de 2015 at 16:41
    Vivian

    Oi Flávia, apesar de ter descoberto que sou intolerante à lactose há mais de 1 ano, só agora estou realmente adotando uma nova alimentação. Não dá para viver na rotina de comer e passar mal. Então estou amando seu blog. Muito obrigada pelas dicas.
    O que você acha de substituir a farinha de grão de bico por farinha de coco nessa receita? Alteraria muito o sabor ou a consistência não ficaria legal? Uso a farinha de coco em pães e já li que ela absorve muito líquido. Então nas receitas, ela sempre está acompanhada por muitos ovos.

    Reply
  • 1 de junho de 2015 at 16:07
    Erika Bastos

    Fiz seu curso no Edu e adoro seu blog já fiz o bolo mesclado só troquei a farinha de amendoas por farinha de castanha do Brasil e ficou maravilhoso meu marido é Diabético e recém operado do coração e vc esta me ajudando muito com suas receitas para tornar mais gostoso a alimentação dele. Queria saber se posso substituir tamara por outra coisa? obrigado e parabéns pelo seu lindo trabalho, que Deus te abençoe.

    Reply
  • 24 de fevereiro de 2015 at 20:14
    carol

    Adorei a receita Flávia!
    Minha filha tem 5 anos e é alérgica a proteína do leite, poderia substituir todas as farinhas por farinha de trigo? E a tâmara por açúcar? Qual seria a quantidade?
    Obrigada

    Reply
    • 25 de fevereiro de 2015 at 14:30

      Sim Carol, 1 xícara de farinha e 2 colheres de sopa de açúcar demerara.
      bjs!

  • 24 de fevereiro de 2015 at 20:09
    simone

    Gostaria muito de fazer a receita, poderia fazer apenas com a farinha de arroz? Qual seria a quantidade??
    Adoro suas receitas!

    Reply
    • 25 de fevereiro de 2015 at 14:29

      Sim Simone, 1 xícara.
      Um beijo!

  • 24 de fevereiro de 2015 at 19:56
    carol

    Flávia adorei a receita, mas minha filha tem 5 anos e sofre de Alergia da proteína do leite, então poderia utilizar farinha de trigo e açúcar na receita? Qual seria a quantidade?
    Obrigada

    Reply
  • 24 de fevereiro de 2015 at 10:07
    lana araujo

    Posso substituir por farinha de trigo normal? Qual quantidade devo usar?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *