O poder das rotinas

O poder das rotinas

Por muito tempo, quando ouvia a palavra rotina eu pensava em atividades mecânicas, sem graça e tediosas. Foi só depois de estudar sobre o poder das rotinas e sentir o benefício no meu dia-dia que vi que eu estava bem enganada.

Eu sempre comento que para a mudança ser efetiva deve ser feita gradualmente e com calma, e uma ótima ferramenta que temos para auxiliar esse processo são as rotinas.

Benefícios da rotina

A implementação da rotina pode te beneficiar em diversos aspectos, como por exemplo:

  • Fazer você se sentir mais centrada.
  • Aumentar os sentimentos de produtividade.
  • Diminuir ansiedade.
  • Manter mudanças por períodos maiores.
  • Incorporar novos hábitos de maneira gentil.

O poder das rotinas

Rotinas e Hábitos

Rotinas estão muito ligadas à formação de hábitos, outro assunto que eu amo estudar.

Um dos primeiros livros que li sobre o assunto foi “O Poder do Habito”, do autor Charles Duhigg, do qual tirei o trecho abaixo:

“A maioria das escolhas que fazemos a cada dia pode parecer fruto de decisões tomadas com bastante consideração, porém não é. Elas são hábitos. E embora cada hábito signifique relativamente pouco por si só, ao longo do tempo, as refeições que pedimos, o que dizemos a nossos filhos toda noite, se poupamos ou gastamos dinheiro, com que frequência fazemos exercícios, e o modo como organizamos nossos pensamentos e rotinas de trabalho têm impactos enormes na nossa saúde, produtividade, segurança financeira e felicidade”

Portanto, estudos mostram que em determinado momentos nós decidimos conscientemente coisas como a quantidade que comeríamos ou que horas iríamos nos exercitar. Depois, nós paramos de fazer essas escolhas, esses comportamentos se tornaram automáticos e isso é uma consequência natural da nossa neurologia.

Ao entender como isso acontece, você pode reconstruir esses padrões do jeito que quiser e é por isso que os hábitos são tão importantes – eles constroem a nossa rotina.

Como os hábitos são criados

Loop do hábito

Segundo Duhigg, os hábitos seguem um padrão, que ele chamou de loop do hábito. Esse loop é composto por uma deixa – rotina – estímulo.

Basicamente é assim: você tem ou sente uma necessidade, faz algo em relação à ela, essa ação te dá algum tipo de recompensa. Esse padrão se repete e depois de algumas repetições, tornou-se um hábito.

A deixa pode ser qualquer coisa, como um estímulo visual tipo um doce ou imagem no celular, uma emoção, determinado local ou hora do dia, a companhia de pessoas ou uma sequência de pensamentos.

As rotinas podem ser desde algo muito simples até atividades bem complexas.

As recompensas variam desde comida, bebidas ou drogas que causam sensações específicas, a compensações emocionais como orgulho, euforia, elogios, etc.

O poder das rotinas

Quando um hábito surge, o cérebro para de participar totalmente da tomada de decisões e a não ser que você deliberadamente decida fazer algo diferente, ele vai fazer aquilo automaticamente.

Então, por mais que os hábitos que você tem hoje em dia possam ter sido criados sem intenção, você consegue agora, de maneira consciente, mudar o padrão e transformar esse hábito. Basta aprender a observar as deixas e recompensas. Entender eles não vai fazer com que seus hábitos mudem ou desapareçam de repente, mas vai te ajudar a planejar como mudar o padrão que foi construído.

Como criar novos hábitos

Para criar novos hábitos alimentares e de estilo de vida você precisa ter uma deixa predefinida, algo como um planejamento de refeições ou de horários, e uma recompensa simples, como um shake bem gostoso no pós exercício ou aquele bolinho caseiro de fim de semana com a família reunida.

O que nós queremos com essas novas rotinas é o ripple effect, situação em que uma ação tem efeitos que se espalham e influenciam diversas outras.


Minha rotina matinal

Vou contar para você como normalmente é minha rotina matinal, e logo em seguida sugerir um exercício para você.

  • Eu acordo todo dia entre 6 e 6h30. 
  • Vou ao banheiro, lavo o rosto, escovo os dentes e coloco minha roupa de ginástica.
  • Vou para a cozinha, toma água, glutamina e às vezes própolis.
  • Depois, eu me sento em um lugar calmo e medito por pelo menos 10 minutos.
  • Após a meditação eu faço alguma atividade física, que pode ser uma corrida, um treino por aplicativo ou academia. 
  • Volto para casa, tomo banho, troco de roupa e fico arrumada para o dia.
  • Então, tomo meu café da manhã com calma.
  • Depois do café, começo as atividades do dia que já deixei organizada na semana ou fim de semana anterior.

Como trabalho em casa se eu não me comprometer com essa rotina diariamente, eu facilmente encontro obstáculos, desculpas e outras atividades para fazer e acabo não fazendo o que devia.

Caso você esteja curiosa para saber quanto tempo leva tudo isso, eu normalmente começo a trabalhar entre 9h e 9h30.

Eu sinto um benefício enorme quando começo o dia com essas atividades, e quando não consigo ou não faço alguma dessas coisas, por qualquer motivo, eu também já sinto diferença.

Sugestão de exercício

Agora que contei um pouco sobre o poder das rotinas, vou propor um exercício para você fazer durante uma semana pela manhã.

Durante a próxima semana. organize suas manhã para fazer sempre a mesma coisa nos mesmos horários.

Comece pelo básico (levantar da cama, escovar os dentes, tomar banho, etc) e vá sendo cada vez mais detalhista:

  • O que vai comer?
  • Quais atividades vai fazer logo nas primeiras horas?
  • Que horas vai sair de casa?
  • Ao chegar no trabalho, o que fará primeiro?

Algumas sugestões do que você pode incluir antes de sair de casa:

  • Ao acordar, hidrate-se. Tome um belo copo d’água.
  • Sente-se em silêncio por 5 minutos, faça respirações profundas e visualize o que quer para seu dia.
  • Para a primeira refeição do seu dia, escolha alimentos e bebidas nutritivos, veja dicas aqui.
  • Escreva as duas principais atividades que precisa fazer no dia.

Eu sei que talvez você esteja cansada do trabalho, com filhos pequenos ou em um momento muito atribulado, mas comece! Insira algumas dessas rotinas e repita por pelo menos duas semanas, todos os dias.

Adeque a sua realidade e faça. Você logo vai sentir os benefícios e o ripple effect dessas novas rotinas.

Leia também este post: Alimento é informação

Não esquece de me acompanhar diariamente no Instagram para ver meus vídeos e dicas.

Um beijo!

Sobre o Autor

Flavia Machioni

Flavia Machioni

Eu sou a Flavia, autora do Lactose Não. Sou especialista em cozinha natural, Health Coach formada pelo IIN/NY e Relações Públicas pela UFPR. Há mais de 7 anos venho mudando meu estilo de vida e alimentação para ter mais saúde e bem estar. Divido grande parte desse caminho aqui e em minhas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Politica de Cancelamento para Cursos Online - Flavia Machioni Consultoria em Alimentação Saudavel Eireli (CNPJ: 19.521.725/0001-53)

l