Bolo de maçã sem lactose e sem glúten – Vídeo

bolo-maca-sem-gluten-sem-lactose

Oiii gente linda!

Demorou mas chegou, o segundo vídeo do canal no Youtube do Lactose Não: receita de bolo de maçã sem lactose e sem glúten :)

Primeiro, fazer receita filmando me deixou mais tensa – vocês verão. Meu querido editor Ribas colocou umas partes do making off para vocês verem (nos próximos tentarei ser séria, juro!).

Mas vamos falar sobre a receita. Eu sempre tive curiosidade em fazer algum bolo sem glúten, eis que em uma de minhas idas ao mercado eu encontrei a farinha de arroz integral tostado da Mãe Terra, essa do link. Fiz um teste e deu certo, então resolvi dividir aqui com vocês.

Eu não tenho doença celíaca, mas sei que muitos têm, então mais uma opção né!

Aqui está o vídeo da receita, ali embaixo a receita para quem quiser arquivar em seu livrinho :)

Bolo de Maçã Sem Lactose e Sem Glúten

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de arroz integral tostada – ou outra farinha sem glúten, ou ainda farinha de trigo comum se você não for intolerante ao glúten

1 e 1/2 xícara de açúcar mascavo

2 maçãs descascadas e cortadas

1 ovo

Aproximadamente 1 colher de sopa de leite de vaca zero lactose ou leite vegetal - receita aqui

2 a 3 colheres de sopa de manteiga ghee – receita aqui

1 colher de sobremesa de fermento

1 colher de sobremesa de canela em pó

1 colher de sobremesa de gengibre em pó

Amêndoas, castanhas ou nozes a gosto

Modo de fazer:

Pré-aqueça o forno em fogo médio.

Com uma batedeira ou fouet bata o açúcar mascavo e a manteiga ghee até formar uma espécie de farofa úmida. Então adicione o ovo e bata de novo.

Em seguida adicione a farinha e mexa novamente. Agora você vai ver se acha que sua massa precisa de um pouquinho do leite de vaca zero lactose ou leite vegetal. Eu gosto de bolo mais molhadinho, então coloquei na minha – mas vejam que foi bem pouquinho.

Depois adicione os outros ingredientes, o fermento, canela e gengibre em pó e as maças e apenas misture. Então coloque as amêndoas/castanha/nozes.

Leve a massa em forma untada, ou se quiser em forminhas de cupcake como eu fiz, e asse em forno médio por 15-20 minutos.

O que acharam??

Quem fizer me conta aqui :)

Beijocas

 

Flavia Machioni

Oi, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose e minha recente sensibilidade ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


9 Comentários

  1. paula
    11 de setembro de 2013

    Adoreiiiiiiii, vou fazer ficou melhor que Ana Maria Braga, hein!!! Pois além da receita parecer ótima, ri muito kkkkkkkkkkk. Ah com uma caldinha de maçã deve ficar delícia e para o dia de “festa” dá para colocar aquele chantily que tem no blog. Bjs

    Responder
  2. paula
    28 de setembro de 2013

    Eu fiz e fez sucesso!:-D

    Responder
  3. 17 de outubro de 2013

    Adorei a receita – que é super simples, e o vídeo, que está mais verdadeiro e realista do que os programas de culinária da tv :)

    Responder
  4. Isis
    11 de dezembro de 2013

    Oi Flavia , adorei suas receitas, especialmente a do leite vegetal. O seu site é um dos melhores que já visitei. Também tenho intolerância à Lactose e apesar da não ser celíaca nao me dou bem com o glúten.. Mas como vc tem muita experiência gostaria de te pedir umas dicas. Como vc faz para repor o cálcio? Bj, Muito obrigada.

    Responder
  5. Pacheco Jr
    27 de fevereiro de 2014

    Flavia, AMEI a receita. Só senti falta de você ter aberto um dos bolinhos pra gente ver como a massa fica por dentro depois de assado.. :/ Mas com certeza vou testar. Beijos.

    Responder
  6. Luciane Bradasch
    23 de abril de 2014

    Parabéns pelo blog, pelas receitas e pela boa vontade em compartilhar tudo isso com a gente! Gostaria de deixar uma dica: cabelo e comida não combinam, então, que tal prender enquanto cozinhamos? É mais higiênico e super prático. Beijos.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *