Bolo de abacaxi sem lactose

bolo-abacaxi-sem-lactose

O post de hoje vai ser um pouco diferente. Não vim aqui só para dividir a receita desse Bolo de Abacaxi sem lactose, com vocês. Resolvi dividir também a verdade sobre meus dotes culinários minhas experiências na cozinha.

Calma, não pensem que não sou eu quem faço as receitas, ou que as fotos são da internet! hahaha Sou eu que faço tudo sim. Mas vocês não sabem o sufoco que eu passo. Primeiro porque eu sou muitoooo desastrada, tipo daquelas que vira a massa do bolo quase pronta na pia. Segundo porque eu fico MUITO tensa quando faço receitas pro blog.

Sempre acho que vai dar errado, que vai ficar feio, que a foto vai ficar péssima. Eu fico tensa de verdade gente, não é brincadeira não.

Fora que na grande maioria das vezes, eu não fico 100% satisfeita. Ou é a foto, ou a cobertura, ou a aparência. Eu sempre acho que alguma coisa podia melhorar, apesar de a grande maioria que prova minhas receitas dizer que está tudo ótimo.

Aí vocês estão se perguntando porque do meu momento desabafo né. Uma vez eu comi um bolo de abacaxi maravilhoso, e fiquei com ele na cabeça. Não tinha receita dele nem nada, mas eu queria porque queria recriar ele.

Peguei a minha receita de massa de bolo preferida, o creme confeiteiro que eu adoro, cortei o abacaxi e fui nessa aventura. O bolo assou direitinho, o creme confeiteiro ficou perfeito e os abacaxis cortados com todo o carinho.

Desenformei, cortei o bolo pela metade, coloquei o recheio, tampei, olhei pra ele e pensei “Ixi, mas e a cobertura?? Não posso colocar a foto de um bolo assim para os meus leitores”. O bolo original tinha uma cobertura maravilhosa de marshmallow, mas eu NUNCA tinha feito um marshmallow.

O bolo já estava pronto, então lá fui eu tentar fazer meu primeiro marshmallow da vida. hahahaha Procurei no youtube um vídeo que me ensinasse, e achei esse aqui, dessa senhora simpática: Como fazer Marshmallow.

O resultado foi esse aqui:

bolo-abacaxi-sem-lactose-

Eu sei que não é o bolo mais lindo do mundo, e nem o marshmallow mais vistoso e chiquérrimo da vida, mas vocês me dão um desconto né? hahahaha

Eu juro que ficou uma delícia!!!

Vamos a receita?

Bolo de Abacaxi Sem Lactose

Ingredientes:

1 e 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de creme vegetal

2 ovos

1/2 xícara de leite de soja ou zero lactose

1 pitada de sal

1 e 1/2 colher de chá de fermento

Modo de fazer:

Bata as claras em neve e reserve. Pré-aqueça o forno a 180º. Bata o açúcar e o creme vegetal. Adicione as gemas e bata bem. Incorpore a farinha de trigo, o leite de soja e bata novamente. Adicione a pitada de sal, o fermento e as claras em neve e misture delicadamente com uma espátula. Despeje a massa em uma forma e asse por +- 20 minutos.

Creme confeiteiro

Ingredientes:

A receita é a mesma utilizada na Torta de Morango, mas dessa vez fiz meia receita.

250ml de leite sem lactose

2 gemas

50g de açúcar

25g de amido de milho

Essência de baunilha

Modo de fazer:

Peneire as gemas. Acrescente o açúcar e bata rapidamente até virar uma gemada clara. Reserve. Aqueça o leite com a baunilha, despeje aos poucos em cima da gemada e vá batendo rapidamente, até incorporar. Pegue um pequena parte desta mistura e adicione o amido de milho misturando bem. Incorpore no restante da mistura e leve ao fogo até engrossar.

Marshmallow para cobertura

Ingredientes:

3 claras

1 xícara de água filtrada

1 e 1/2 xícara de açúcar

Modo de fazer:

Bata as claras até atingir o ponto de neve. Enquanto isso leve a mistura da água filtrada e açúcar para ferver em uma panela. Deixe por uns 15 minutos lá. Não precisa ficar mexendo.

Ligue a batedeira novamente e vá incorporando a mistura da água com o açúcar bem devagar, bem mesmo. Faça com que caia só um fiozinho da mistura e vá batendo vigorosamente, não pare de bater. Bata até formar picos firmes. Vejam o vídeo lá em cima, fica bem explicadinho :)

Montagem

Quando o bolo estiver frio, desenforme e corte ele na metade. Recheie com o creme confeiteiro e o abacaxi cortado:

bolo-abacaxi-sem-lactose.

Tampe o bolo com a outra metade da massa e cubra com o marshmallow. Ou se não quiser se aventurar no marshmallow, deixe assim mesmo! Já vai estar delicioso.

Beijos!

Flavia Machioni

Oi, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose e minha recente sensibilidade ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


8 Comentários

  1. 8 de outubro de 2013

    Adoreii !!

    Responder
  2. Mari Bueno
    17 de março de 2014

    Oi Flávia!
    Não posso com glúten, será que da certo com farinha de arroz, ou alguma outra que não seja de trigo??
    Beijos

    Responder
  3. Jaciana Melo
    29 de março de 2014

    Oiiii Flavia!!! Voce faz alguma calda com esse abacaxi para utiliza-lo ai ou coloca ele in natura mesmo???

    Responder
  4. Ana Paula Haberman
    10 de julho de 2014

    Oi Flávia! Será que posso substituir o leite por suco de abacaxi? Vc já fez isso?
    Bjos

    Responder
    • 10 de julho de 2014

      Oii Ana Paula!!
      Nunca fiz, mas deve ficar uma delicia. Se fizer me conte como ficou :)
      bjs

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *