Substituições em receitas sem lactose

Hoje vou falar um pouco sobre substituições em receitas sem lactose e veganas. Existem alguns truques básicos que podemos usar nas receitas comuns para adequá-las a nossa restrição alimentar.

Eu adoro comida saudável, e adoro ler sobre nutrição funcional e dicas de alimentação, então aqui também vou falar um pouco sobre substituições de ingredientes que nós usamos e podemos usar, mas que existem opções mais saudáveis e lights (para quem está querendo perder uns quilinhos!).

Hoje, para começar vou falar de dois ingredientes, o leite de vaca e a manteiga.

Leite de vaca

Basicamente o leite é utilizado para adicionar algum tipo de líquido às receitas, certo? Então vamos ver algumas opções de substituição:

- Leite de coco: fica ótimo em receitas doces, e em algumas salgadas também, como por exemplo molhos, strogonoff, etc.

- Leite de amêndoas, castanhas e arroz: alguns são um pouco adocicados, então prove antes de colocar na sua receita.

- Água: sim, a água pode ser um ótimo substituto para o leite, algumas receitas ficam até mais gostosas, mais leves.

- Leite de soja: existem os leites de soja específicos para culinária, que não são adocicados. Já falei nesse post aqui sobre um leite de soja que não tem aquele gosto característico, mas existem truques para amenizar e até eliminar o gostinho da soja. Aguardem que vou passar as dicas para vocês!

- Leite de vaca sem lactose: hoje em dia temos no mercado o leite de vaca Zero Lactose, liberadíssimo para usarmos na culinária e no dia a dia.

- Suco de frutas: em bolos ou tortas doces você pode substituir o leite de vaca por suco de laranja, limão (se gostar mais azedinho), maçã.

Manteiga

Gente, eu considero a manteiga um ingrediente meio polêmico para os Intolerantes à Lactose. Eu já li aqui que nós podemos sim consumir manteiga e margarina, porque devido ao processo de fabricação elas não apresentam quantidades significativas de carboidratos, ou seja, não tem lactose. Quem já olhou o rótulo de uma manteiga já viu que realmente, lá diz 0g de carboidratos.

De qualquer maneira, as nutricionistas que conheço não aconselham o uso da manteiga. Então, vou falar sobre ingredientes que podemos substituir (eu sempre substituo a manteiga em receitas):

- Gordura vegetal: também é sólida, como a manteiga. Eu já usei várias vezes e o resultado sempre foi bom.

- Óleos: depende da receita. Massa de tortas, por exemplo, eu não indicaria.

- Ghee ou manteiga clarificada: já ouviram falar sobre ela? É a manteiga normal, mas sem sua parte aquosa, ou seja, ela é 100% gordura. Vou ensinar vocês a fazerem, é super simples, e é sempre legal ter em casa prontinha.

- Ameixa preta seca: essa é a opção mais saudável, sem dúvida nenhuma. Dá para substituir em receitas doces apenas, se não o resultado não será dos melhores. Devido a sua cor, eu aconselharia o uso apenas em massas escuras – bolos de chocolate, por exemplo.

Gente, com essas dicas já conseguimos adaptar váááárias receitas às nossas necessidades. Nem precisa ficar batendo a cabeça!

São substituições simples e que fazem toda a diferença.

E lembrem, se não deu certo da primeira vez mude mais algum ingrediente e tente de novo. O importante é tentar e se arriscar.

Hoje farei a terceira receita de pão de queijo para o blog, as duas últimas ficaram horríveis, e (ex) amante de pão de queijo que sou, não vou sossegar enquanto não achar a receita perfeita para dividir com vocês!

Espero que tenham gostado. Sabem de outras dicas?? Comentem, quero saber!

Um beijo a todos.

Flavia Machioni

Oiii, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose, alergia a proteína do leite e ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


3 Comentários

  1. Daniela Silva
    9 de setembro de 2012

    Gostaria de saber qual ingrediente uso para substituir o ovo na receitas.
    Obrigada.

    Responder
  2. 17 de setembro de 2013

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *