O que é Intolerância à Lactose?

o-que-e-intolerancia-a-lactose

Já que nosso assunto principal aqui vai ser a intolerância à lactose nada mais justo do que fazer um post sobre ela né? Se você está aqui é porque sofre do mesmo mal que eu, ou conhece alguém que sofre, ou está apenas curioso. Pra todos os casos a explicação sempre é válida não acham?

Fiz um infográfico para ilustrar, acompanhem :)

Intolerância à lactose é quando não se consegue digerir a lactose presente em produtos lácteos (leite e seus derivados). Essa impossibilidade de digerir a lactose se deve a falta, ou pouca produção, da enzima lactase, que é a responsável pela quebra da lactose em nosso estômago.

A lactose é o açúcar do leite. Os açúcares são carboidratos, e estes carboidratos se dividem em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Resumidamente, o que acontece é que quando comemos alimentos com lactose a falta da enzima lactase em quantidades necessárias faz com que a lactose não seja transformada em outros tipos de açúcares e ela vai para o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. No intestino grosso ela é fermentada por bactérias, o que causa os sintomas típicos que são gases, distensão abdominal, cólicas, diarreias e às vezes constipação.

Existem vários níveis para a intolerância, alguns são bem brandos, outros são bem críticos. Já ouvi falar que alguns médicos dão a porcentagem da sua intolerância, o meu não me disse nada. Mas acho que isso é muito relativo.

Ao longo do tempo vou dividindo algumas experiências com vocês, mas já aviso de antemão, você só vai descobrir o nível da sua intolerância testando. Não é o mais agradável, mas só você vai poder saber qual o seu limite. Eu ainda não sei exatamente o meu, mas sei que se mantiver uma dieta bem certinha eu posso dar uma fugidinha de vez em quando e comer um pedacinho de chocolate – a barra inteira jamais, mas um pedacinho já vale pra matar a vontade né?

Flavia Machioni

Oiii, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose, alergia a proteína do leite e ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


10 Comentários

  1. 15 de agosto de 2012

    Muito bacana e úteis . Obrigada

    Responder
  2. 4 de dezembro de 2012

    Que tal falar sobre a lactase prescrita pelos médicos? O meu passou para mim, compro e farmácias de manipulação e posso comer qualquer coisa, normalmente, contanto que tenha tomado um comprimido de lactase 30 minutos antes de consumir bolos, sorvetes e essas coisas…

    Responder
    • 4 de dezembro de 2012

      Oi Marília!
      Tem um post aqui no blog só sobre a enzima, já deu uma olhadinha?
      :)
      Obrigada pela visita.

      Responder
    • adriana negri
      7 de maio de 2014

      Oi me chamo Giovana D. Negri, tenho 10 anos de idade e hoje, descobri que tenho lactose por meio de exames e estou muito triste em saber que não posso comer o que eu mais gosto, sou filha da Adriana Negri e moro em Vilhena-Rondôniae queria saber Marília Lacerda onde encontro este remédio que você usa 30 minutos antes de comer algo que possúi lactose será que vc pode me informar onde encontrar ?

      Responder
      • adriana negri
        7 de maio de 2014

        Moro em Vilhena-Rondônia não em Vilhena-Rondôniae !

        Responder
  3. 17 de setembro de 2013

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Responder
  4. gessica
    30 de novembro de 2014

    Nossa amei o blog! Descobri a pouco tempo que minha filha de 6 anos tem intolerância mas so de vim aqui já me alivou um pouquinho! Pq vi que tem receitas que ela vai amar!

    Responder
  5. Katia
    10 de julho de 2015

    Olá Flavia,quando compro um produto o q devo olhar no caso da IL, o q n pode ter.Obrigada.

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *