O que é Intolerância à Lactose?

o-que-e-intolerancia-a-lactose

Já que nosso assunto principal aqui vai ser a intolerância à lactose nada mais justo do que fazer um post sobre ela né? Se você está aqui é porque sofre do mesmo mal que eu, ou conhece alguém que sofre, ou está apenas curioso. Pra todos os casos a explicação sempre é válida não acham?

Fiz um infográfico para ilustrar, acompanhem :)

Intolerância à lactose é quando não se consegue digerir a lactose presente em produtos lácteos (leite e seus derivados). Essa impossibilidade de digerir a lactose se deve a falta, ou pouca produção, da enzima lactase, que é a responsável pela quebra da lactose em nosso estômago.

A lactose é o açúcar do leite. Os açúcares são carboidratos, e estes carboidratos se dividem em monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos.

Resumidamente, o que acontece é que quando comemos alimentos com lactose a falta da enzima lactase em quantidades necessárias faz com que a lactose não seja transformada em outros tipos de açúcares e ela vai para o intestino grosso sem ser absorvida pelo organismo. No intestino grosso ela é fermentada por bactérias, o que causa os sintomas típicos que são gases, distensão abdominal, cólicas, diarreias e às vezes constipação.

Existem vários níveis para a intolerância, alguns são bem brandos, outros são bem críticos. Já ouvi falar que alguns médicos dão a porcentagem da sua intolerância, o meu não me disse nada. Mas acho que isso é muito relativo.

Ao longo do tempo vou dividindo algumas experiências com vocês, mas já aviso de antemão, você só vai descobrir o nível da sua intolerância testando. Não é o mais agradável, mas só você vai poder saber qual o seu limite. Eu ainda não sei exatamente o meu, mas sei que se mantiver uma dieta bem certinha eu posso dar uma fugidinha de vez em quando e comer um pedacinho de chocolate – a barra inteira jamais, mas um pedacinho já vale pra matar a vontade né?

Flavia Machioni

Oi, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose e minha recente sensibilidade ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


8 Comentários

  1. 15 de agosto de 2012

    Muito bacana e úteis . Obrigada

    Responder
  2. 4 de dezembro de 2012

    Que tal falar sobre a lactase prescrita pelos médicos? O meu passou para mim, compro e farmácias de manipulação e posso comer qualquer coisa, normalmente, contanto que tenha tomado um comprimido de lactase 30 minutos antes de consumir bolos, sorvetes e essas coisas…

    Responder
    • 4 de dezembro de 2012

      Oi Marília!
      Tem um post aqui no blog só sobre a enzima, já deu uma olhadinha?
      :)
      Obrigada pela visita.

      Responder
    • adriana negri
      7 de maio de 2014

      Oi me chamo Giovana D. Negri, tenho 10 anos de idade e hoje, descobri que tenho lactose por meio de exames e estou muito triste em saber que não posso comer o que eu mais gosto, sou filha da Adriana Negri e moro em Vilhena-Rondôniae queria saber Marília Lacerda onde encontro este remédio que você usa 30 minutos antes de comer algo que possúi lactose será que vc pode me informar onde encontrar ?

      Responder
      • adriana negri
        7 de maio de 2014

        Moro em Vilhena-Rondônia não em Vilhena-Rondôniae !

        Responder
  3. 17 de setembro de 2013

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *