Ingredientes que têm lactose

ingredientes-contem-lactose

Oiii amados!!! Como estão?

Resolvi fazer o post de hoje porque recebo muitos e-mails e mensagens com dúvidas em como ler rótulos dos produtos para saber se tem lactose! Então vim aqui para ver se consigo ajudar vocês um pouquinho.

Vamos combinar que o problema começa nas letras microscópicas que eles colocam nas embalagens né? hahaahaha Às vezes eu entro no site da marca pelo celular mesmo, quando estou no mercado, para conseguir ler melhor, juro! Mas tá, isso infelizmente não posso ajudar.

Enfim, para o post ficar bem completinho vou listar os ingredientes que indicam que têm lactose e os que não têm ok? Acho que os que mais confundem é o soro do leite, ácido lático, lactato e o famoso “pode conter traços de leite” né?

Então vamos lá, fiz tabelinhas para ajudar! Quem quiser pode até imprimir e levar na bolsa hahahahah

Aí vocês querem saber do “pode conter traços de leite” né?

Uma grande parte dos produtos industrializados trazem essa informação. Mas nós, intolerantes à lactose, não precisamos nos preocupar.

Essa informação vem nos produtos que não têm leite e derivados como ingredientes mas que são fabricados em equipamentos onde outros produtos que vão leite são feitos – aí pode haver contaminação.

A quantidade de leite e lactose nesses produtos é mínima, às vezes até nula, o que para nós não afeta em nada. Portanto produtos que trazem o “pode conter traços de leite” podem sim ser consumidos por nós.

Mas atenção, se você tem alergia à proteína do leite de vaca essas informações não valem :( 

*Atualização*

Como a leitora Elis lembrou aqui nos comentários, existem os produtos que dizem “contêm traços de leite”, nesses casos, dependendo do seu nível de intolerância é melhor evitar!

Outras dúvidas que surgiram lá na Fanpage e resolvi compartilhar aqui! Se você também tem alguma dúvida manda aqui, se eu não souber vou pesquisar!! eheheh

A gordura anidra de leite, segundo a Dra Juliana Trevilini, não tem quantidades significantes de lactose. Segue o que ela me mandou:
“A gordura anidra de leite tem 99,7% de matéria gorda. É o produto gorduroso obtido a partir de creme ou manteiga pela eliminação quase total de água e sólidos não gordurosos, mediante processos tecnologicamente adequados. Eu acredito que praticamente não tenha lactose, mas proteína de leite tem sim, vestígios.”

Já sobre o leite fermentado, (tipo Yakult) eles têm baixo teor de lactose. Dependendo do seu nível de intolerância você pode consumir ou não. O meu gastro sugeriu que eu experimentasse, até porque, segundo ele, o leite fermentado ajuda na manutenção da flora intestinal. Então para saber se você pode consumir tem que testar :)

E aí gente, acharam útil? Alguém já leu algum outro ingrediente que ficou na dúvida??

um beijo

Flavia Machioni

Oi, eu sou a Flavia e criei o Lactose Não para dividir o que estou aprendendo depois de descobrir minha intolerância à lactose e minha recente sensibilidade ao glúten. Eu sempre adorei cozinhar e comer, e hoje em dia procuro receitas que além de não terem leite e glúten ainda sejam gostosas e mais saudáveis!!

Comentários via Facebook:


19 Comentários

  1. Luci Rossa
    28 de junho de 2013

    gordura anidra de leite tem lactose?

    Responder
    • 29 de junho de 2013

      Luci, a Dra Juliana Trevilini procurou a composição da gordura anidra de leite, segue o que ela me mandou:
      “99,7% materia gorda. Produto gorduroso obtido a partir de creme ou manteiga pela eliminação quase total de água e sólidos não gordurosos, mediante processos tecnologicamente adequados. Eu acredito que praticamente não tenha, mas proteína de leite tem sim, vestígios.”
      Espero ter ajudado!!!

      Responder
  2. Bia
    28 de junho de 2013

    Legal!!
    A gente perde um tempão no supermercado né? =/
    Seria tão mais fácil se colocassem “CONTÉM LACTOSE” e “NÃO CONTÉM LACTOSE”!!!
    Quem sabe um dia?!
    =)

    Responder
    • 29 de junho de 2013

      Bia nem fale!!! Sonho com o dia em que vai ser obrigatório por lei ter essas informações!!!!
      um beijo

      Responder
  3. willian
    28 de junho de 2013

    Compramos um produto,e nos ingredientes não continha leite ou derivados.Porém,minha filha já consumiu produto que contém traços de leite, e teve reação alérgica.Ela é intolerante a lactose,nesse caso eu liguei e me passaram a informação que este produto poderia conter traços de leite.O que fazer nesse caso?

    Responder
    • 29 de junho de 2013

      Oi Willian.
      Se sua filha não se sentiu bem depois de consumir produtos que poderiam conter traços de leite o melhor é evitá-los.
      A intolerância à lactose varia muito de pessoa para pessoa, e infelizmente só descobrimos qual nosso nível testando!
      Um abraço!

      Responder
  4. Elis
    29 de junho de 2013

    Olá!! Sigo sempre seu blog! Parabéns pela iniciativa! Só pra comentar que existem embalagens que dizem: PODE CONTER traços de lactose, e outras que dizem: CONTÉM traços de lactose. No caso de a IL ser muito forte, no caso a minha, não posso comer o alimento que diz que contém traços, pois passo mal. Mas se diz que PODE conter, eu como e não me faz mal. Então sigo esta regra. Se diz que contém traços não como, e se diz que pode conter eu como. Pra mim sempre dá certo! Beijos!

    Responder
    • 29 de junho de 2013

      Elis, verdade! Ótima a sua consideração, vou atualizar o post!
      Muito obrigada, um beijo.

      Responder
  5. JAMAICA TARGINO
    14 de setembro de 2013

    OI GOSTEI DO SEU BLOG, DESCOBRI MINHA IL HÁ DOIS MESES FIQUEI UM POUCO TRISTE, MAS AGORA VEJO QUE A VIDA MUDOU PRA MELHOR, MINHA BARRIGA ERA TÂO INCHADA QUE VIVIAM PERGUNTANDO SE EU ESTAVA GRÁVIDA SOFRI MUITO ATÉ DESCOBRI.ENFIM JÁ ACHEI UM LEITE MUITO BOM SEM LACTOSE PIRACANJUBA SEM LACTOSE E UM QUEIJO DA SABOR E VIDA SEM LACTOSE, MAS NÃO SEI PORQUE ULTIMAMENTE ANDO ME SENTINDO MAL MESMO COMENDO ESSES PRODUTOS, O QUE VC ACHA? NÃO COMOMAS NADA COM LACTOSE. OBRIGADA!!!!!

    Responder
  6. 17 de setembro de 2013

    ATENÇÃO INTOLERANTES A LACTOSE… ESTOU TENTANDO AGILIZAR A APROVAÇÃO DO PROJETO “CONTÉM LACTOSE” NA CAMARA DE DEPUTADOS. POR ISSO ABRI UM “ABAIXO-ASSINADO” PEDINDO AOS DEPUTADOS RESPONSÁVEIS MAIS AGILIDADE… ESTAMOS A 10 ANOS AGUARDANDO ESTE PROJETO.

    AJUDE-NOS A DIVULGAR E ASSINE!

    https://www.change.org/pt-BR/peti%C3%A7%C3%B5es/sandro-mabel-dep-arnaldo-faria-de-s%C3%A1-cdc-cssf-e-cdeic-aprovem-o-projeto-de-lei-pl-2663-2003-lei-da-lactose-2

    Responder
  7. Gisele
    30 de setembro de 2013

    Oi Flavia, tudo bem?
    Fiz o curso na A grande escola com você e desde então venho acompanhando o blog que tenho que dizer, está cada vez mais legal, parabéns!
    Escrevo para ver se você me tira uma dúvida, ao comprar pão sempre leio os rótulos e na maioria deles vem escrito “estearoil-2 lactil lactato de cálcio”. Já cortei tudo que pode conter lactose mas continuo passando mal. Será que pode ser esse elemento aí de cima?
    Um abraço e obrigada pela ajuda!!
    Gisele.

    Responder
    • 1 de outubro de 2013

      Oii Gisele!!!
      Não é não :(
      Veja aqui o que o site Sem Lactose fala sobre essa substância: “LACTATOS

      O lactato de cálcio e o estearoil lactil lactato de cálcio são derivados do ácido lático, e por tanto, ambos também de origem vegetal. O estearoil lactil lactato de cálcio é comumente utilizado como emulsificante em produtos de panificação.

      Agora você já sabe: se você tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite e estiver consumindo alimentos com ácido lático ou lactatos, não se preocupe, pois não são eles que estarão prejudicando a sua alimentação.”

      - O link completo: http://www.semlactose.com/index.php/2008/09/30/acido-latico-e-lactose-o-que-eles-tem-em-comum/#sthash.HKxZ7mD3.dpuf

      Eu também estava passando mal há algum tempo atrás mesmo tendo cortado tudo o que tinha lactose, aí reparei que aqueles queijos de vaca sem lactose estavam me fazendo mal – eles são seguros e realmente não têm lactose, mas acho que acostumei a não comer queijos e a digestão hoje em dia pra mim é mais complicada.
      Tente anotar tudo o que você come para ficar atenta, às vezes não é nem pela lactose e sim por algum alimento mais pesado mesmo.

      Mas se persistir o mal estar procure seu médico novamente :)
      Um beijo!!!!

      Responder
      • Gisele
        1 de outubro de 2013

        Obrigada querida! Muito amável vc e completa a sua resposta! Um abraço!

        Responder
      • ALINE
        13 de fevereiro de 2014

        Olá Flávia, por gentileza, poderia me informar qual é o queijo de vaca sem lactose e onde encontrar, se tem algum site?! Amo seu blog, sigo sempre! Obrigada por todas as dicas, ajuda muito. :)

        Responder
        • 13 de fevereiro de 2014

          Aline, têm algumas opções no mercado já.. os da Balkis (tem post aqui no blog) e os da Verde Campo.
          Veja no site deles aonde encontrar e mais informações :)
          bjs!!

          Responder
  8. Aline
    27 de outubro de 2013

    Olá,eu li aqui no seu blog que nós IL,não devemos comer pão de hambúrguer,pão macio etc..pois contém lactose correto? Eu comprei aqui um lanche da perdigão que se chama: sanduba,e não contêm nenhum ingrediente dos listados acima que contém lactose,tem um que não foi listado acima que se chama:conservador propionato de cálcio,o que será isso? E também li em outro post seu que devemos tomar cuidados com os alimentos que contenham manteiga,aí depois em outro post vc disse que a manteiga esta liberada?fique confusa,obrigado

    Responder
    • 29 de outubro de 2013

      Oi Aline.
      No post sobre comer fora eu disse que é bom evitar os pães macios, pois normalmente eles têm leite na receita, mas como eu já disse em outros posts, nenhuma receita é 100% fechada e depende muito de lugar para lugar. Se na lista dos ingredientes não tinha nenhum derivado do leite então não tem lactose.
      Sobre a manteiga, ela tem apenas traços de lactose, visto que ela praticamente é só gordura. Dependendo do seu nível de intolerância pode dar reação ou não, só testando para saber.
      De qualquer maneira, você pode fazer a manteiga ghee ou clarificada (tem aqui no blog a receita) que ela remove todos os tipos de impurezas e traços de lactose.
      bjs

      Responder
  9. bianca
    19 de fevereiro de 2014

    Voce nao faz ideia como esta me ajudando, acabei de descobrir que sou IL, gostaria de saber se pao frances tem lactose? Muito obrigada e serei assidua na leitura dos seus posts

    Responder
    • 20 de fevereiro de 2014

      Oii Bianca!
      O pão francês normalmente não vai leite em sua receita, mas como nunca há receitas únicas é melhor conferir com a padaria que você sempre frequenta :)

      um beijo, obrigada pelo carinho!

      Responder

Deixe seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *